O que fazer para tirar mancha de tinta de cabelo da roupa?

O que fazer para tirar mancha de tinta de cabelo da roupa? Mesmo com todo o cuidado do mundo, às vezes não há como fugir de determinados imprevistos

Escrito por -

O que fazer para tirar mancha de tinta de cabelo da roupa? Mesmo com todo o cuidado do mundo, às vezes não há como fugir de determinados imprevistos. Desde aquele suco respingando no sofá, ou uma cor estranha em seus lençóis, as manchas aparecem em todos os lugares nos mais diversos tamanhos cores e intensidades.

Além de aparecerem em todo o lugar, existem aquelas que custam a sair, e que às vezes nos fazem até mesmo desistir de tentar recuperar a peça, um dos casos onde isso mais acontece é com as manchas ocasionadas por tinta de cabelo.

Manchas durante a pintura dos cabelos

As toalhas utilizadas durante o processo já devem estar preparadas para sofrer com as manchas, o problema mesmo ocorre quando a tintura respinga ou derrama sobre as peças de roupa causando uma situação desagradável.

como tirar mancha de tinta de cabelo da roupa colorida
Roupa manchou de tinta, e agora? Foto: WP Kobieta

O que fazer para tirar mancha de tinta de cabelo da roupa?

Se você é cabeleireira, o problema pode causar um incômodo ainda maior, afinal, você acaba de manchar a roupa de uma cliente, e o que fazer para resolver esse problema?

  1. A tinta de cabelo se incrusta no tecido e por isso é necessário agir rapidamente para retirar as manchas. Vamos ao passo a passo!
  2. Retire a peça do corpo, e em seguida coloque-a sobre uma superfície, da forma mais esticada possível, e de maneira que você fique livre para manusear a mancha.
  3. Depois de esticar a peça, jogue álcool sobre a mancha em questão, e utilize esponjas para esfregar o local sujo. É importante lembrar que essa técnica só vai funcionar se a tinta ainda estiver fresca.
  4. Perceba que a esponja irá sugar o pigmento, e tome cuidado para não o deixar pingar novamente sobre a roupa, ou todo o seu trabalho estará sendo desperdiçado!

Essa não é a única forma de retirar as manchas de tinta de cabelo da roupa. Várias pessoas utilizam a transferência de manchas, algo que pode minimizar bastante o efeito do pigmento na roupa, deixando-a pronta para o uso novamente.

Leia mais:
Meias encardidas – Como lavar?
Mancha de maquiagem na roupa – Como tirar

mancha de tinta de cabelo
Foto: WikiHow

Para fazer isso, você precisará de um pouco de aguarrás e também de uma esponja, mas, além disso, deve colocar um tecido branco por baixo da roupa manchada, de modo que este entre em contato com o conteúdo da tinta, e possa absorvê-lo à medida em que a esponja é movimentada sobre o tecido. Após finalizar o processo e perceber que toda ou pelo menos a maioria da mancha foi transferida, utilize água fria para enxaguar a peça.

Existem alguns produtos específicos para a remoção de manchas já à venda nos supermercados, entretanto, se aconteceu alguma emergência e você não dispõe desses artefatos em sua casa, uma mistura de quantidades iguais de um alvejante em pó e água deve resolver o seu problema num primeiro momento.

Certifique-se de que o alvejante é próprio para o tipo de tecido a ser limpo. O cuidado ainda é a melhor forma de manter suas roupas limpas durante a pintura dos cabelos. Para assegurar, opte por utilizar roupas mais velhas no momento de ir ao cabeleireiro, assim você evita qualquer tipo de estresse!


O que fazer para tirar mancha de tinta de cabelo da roupa?
Avalie esta matéria!