Ralo do Banheiro cheirando mal, o que fazer?

Descubra de onde vem àquele mal cheiro do banheiro, que além de desagradável, se torna impossível o uso uso do ambiente.

Escrito por -

Antes de gastar seu tempo e dinheiro chamando um especialista para resolver o problema, entenda o que está por trás do odor desagradável que insiste em aparecer nesta parte da casa e o que você pode fazer para eliminá-los.

Entupimentos Podem Causar um Mau Cheiro no Banheiro

Um dos mais comuns casos da formação de um mau cheiro no banheiro é o acúmulo de matéria orgânica no interior do encanamento.

A espuma de shampoo e sabonete, cabelo, enxágüe de creme dental com a saliva e outras substâncias que podem obstruir o sistema de drenagem de pias e chuveiro e ir causando odores desagradáveis.

Se o entupimento não for muito profundo, você pode usar um desentupidor de borracha, pinças, alicates ou de fio de arame para retire o material que está a causar o entupimento.

Você também pode fazer uso de soluções de soda cáustica à venda no supermercado, para eliminar a causa da obstrução.

Se esta for a sua escolha, use com cautela no momento de sua utilização, pois a soda cáustica pode ser letal. Leia as instruções de uso com o máximo de atenção.

Além disso, o uso excessivo dessas substâncias pode danificar a sua tubulação.

 mau cheiro banheiro ralo
O Mal cheiro do seu banheiro pode estar vindo de onde você menis espera. Foto: WiseGEEK

Problemas com o Selo no Banheiro

Todo vaso sanitário tem uma espécie de selo entre o fundo e o piso do banheiro – um anel de borracha que veda a passagem do gás que vem do esgoto.

Se o vaso estiver instalado inadequadamente, seu movimento pode quebrar o selo e mau cheiro de esgoto pode vazar de lá e invadir sua casa.

Por conseguinte, certifique-se de que o seu vaso está bem fixo no chão, e que o anel de vedação está em perfeito estado.

Sifões Secos: Caminho Livre para o Mau Cheiro

Se o banheiro é pouco usado, a água presente nos sifões (cano curvo) pode evaporar-se.

Os sifões têm uma forma curva, precisamente para reter a água, impedindo que os odores de esgoto de se infiltrem no banheiro. Aqui, a água atua como uma barreira.

Certifique-se de que também eles têm a água em seu interior. Se não tiver, abra a torneira por alguns segundos.

Também se lembre de que os sifões secam rapidamente, mesmo depois de abrir as válvulas. Neste caso, ele pode estar com defeito e deve ser substituído.

Leia mais:
Como tirar manchas de gordura da parede da cozinha
Como conservar arranjos de flores por mais tempo

Mau cheiro no ralo do banheiro
Foto: Shape Magazine

Solução genérica para o Mau Cheiro no Banheiro

Dica 1: Se o problema procedente do sifão, além de mantê-lo sempre com água, você também pode inserir, a cada dia, uma colher de chá de óleo de eucalipto no ralo que conduza até ele.

Dica 2: Se quiser manter os tubos limpos e sem cheiro, misture metade de um litro de água morna com 100 gramas de bicarbonato de sódio e 200 ml de vinagre branco. Deixe repousar por meia hora, acrescente um pouco mais de água quente e espalhe nos ralos do banheiro.

Dica 3: Outra maneira de eliminar o cheiro é diluir o fermento de padeiro na água e despejar na tubulação durante a noite. Não abra as válvulas até o dia seguinte.


Ralo do Banheiro cheirando mal, o que fazer?
Avalie esta matéria!