Pincel de base, Como limpar: Dicas caseiras

Você vai aprender de forma rápida e fácil a deixar seu pincel de base sempre limpo, nessa matéria você pode conferir diversas formas diferentes para isso!

Escrito por -

Maquiagens são mais bem feitas e duráveis quando todos seus aparatos são limpos com a devida regularidade. O acúmulo de sujeira e outras impurezas pode até mesmo deformar o pincel de base, por exemplo, afetando sua capacidade de aplicar base líquida ou em pó. Independentemente de o mesmo possuir cerdas naturais ou sintéticas, potenciais alergias de pele surgem como consequência da ausência de limpeza.

O risco de consequências indesejadas aumenta ainda mais quando o pincel de base é compartilhado entre várias pessoas, favorecendo a proliferação de bactérias e fungos e o surgimento de um odor bastante desagradável.

Pincel de base

A higienização dos acessórios para maquiagem lhes confere maior durabilidade. A importância desse hábito está totalmente ligada à preservação do investimento que é feito em itens que, quando de qualidade, realmente possuem valor mais elevado.

Pincel de base
Mantenha seu Pincel de Base sempre limpo e higienizado (Foto: Pausa para feminices)

Como lavar pincéis de maquiagem com detergente

Para lavar seu pincel de base com detergente, conte com o auxílio de uma esponja também e, em sua parte mais macia, aplique apenas uma gota do produto. Pressione as cerdas do pincel sob essa superfície, que deve estar levemente molhada, até que toda a sujeira seja removida. Passe um pouco mais de água nas cerdas para garantir que nenhuma espuma fique presa entre as elas.

Saiba Mais: https://www.truquescaseiros.com.br/como-tirar-super-bonder-dos-dedos/

Lavar pincéis de maquiagem com sabonete líquido

Se o seu pincel de base possuir cerdas de material sintético, o sabonete líquido se torna uma boa opção para limpeza. Aposte em uma quantidade reduzida, umedecendo as cerdas do acessório antes de esfrega-las por meio de movimentos suavemente circulares. Repita o processo quantas vezes forem necessárias, até que todos os resíduos sejam removidos por completo.

Como limpar pincel de base
(Foto: Tua saude)

Posso lavar pincel de maquiagem com detergente neutro?

O detergente tem poder de eliminar a gordura da pele que é absorvida pelo pincel. Logo, pode ser considerada uma boa opção para o processo de higienização e limpeza do mesmo. Recomenda-se seu uso quando o pincel estiver bastante carregado de base. Busque prezar pelos detergentes neutros e de coloração clara, a fim de evitar manchas nas cerdas.

Como limpar pincéis de maquiagem com vinagre

O vinagre possui poder de amaciar as cerdas endurecidas de seu pincel de base. Contudo, o mesmo não deve ser aplicado diretamente nesse acessório de maquiagem. Prefira diluir o vinagre em água para, posteriormente, retirar o excesso por meio de uma leve lavagem com água morna e sabão neutro. Veja a receita prática de limpa-pincéis caseiro a seguir.

Leia Também: https://www.truquescaseiros.com.br/como-tirar-manchas-de-moveis-laqueados-e-de-madeira/

Limpa-pincéis caseiro

Se você quiser apostar em soluções caseiras para manter seu pincel de base limpo, existe uma receita que requer a junção de ingredientes baratos e fáceis de serem encontrados. Para preparar seu limpa-pincéis caseiro, você deverá ter em mãos:

  • Uma vasilha de tamanho pequeno
  • Uma toalha limpa e seca
  • Shampoo neutro
  • 1 copo de vinagre
  • 2 copos de água

O primeiro passo consiste na umidificação do pincel de base com água morna. Na dúvida, siga o passo-a-passo descrito no tópico referente ao uso de shampoo. Em seguida, mergulhe o pincel na vasilha com a solução que mistura as mencionadas quantidades de vinagre e água pelo período de 1 minuto. Depois é só tirar o excesso de umidade com a toalha, deixando-o pendurado de cabeça para baixo até que as cerdas sequem por completo.

Pinceis de maquiagem
(Foto: Mac)

Limpar pincel de maquiagem com shampoo

O shampoo se torna de fato uma alternativa para manter esse acessório de maquiagem com sua higienização em dia. No entanto, é preciso estar atento – se as cerdas forem naturais, você deverá aplicar um condicionador ou algum outro produto com poder hidratante. Do contrário, as mesmas ficarão com aparência e toque ressecado. Esse cuidado é desnecessário para cerdas sintéticas.

 


Pincel de base, Como limpar: Dicas caseiras
Avalie esta matéria!