Mistura para Limpar Sofá: Receita, O que Usar

Confira várias dicas e truques de receitas caseiras para você limpar seu sofá sem dor de cabeça, tudo de forma simples é fácil!

Escrito por -

Sabe aquela famosa frase “Mãe sabe de tudo, e avó sabe de mais ainda”? Esse tão conhecido ditado popular brasileiro é famoso por ser verídico, afinal, quem conhece melhor de truques caseiros que elas? Hoje o truque uma Mistura para Limpar Sofá.

Truques caseiros são diversas misturas, receitas ou métodos que podem ser facilmente realizados por pessoas comuns mas que resolvem diversas dores de cabeça da sua casa, servindo para limpeza, conservação e até manutenção de móveis. Apesar de parecer crendice, muitos são extremamente confiáveis e recomendados por especialistas: normalmente utilizando, mesmo sem saber, de princípios físicos e químicos, esses truques caseiros podem ser exatamente o que você procurava!

Mistura para Limpar Sofá

Quem já comprou um sofá novo e ainda não teve orçamento para enviá-lo ao processo de encapamento ou impermeabilização sabe o desespero que é toda vez que qualquer líquido ou alimento se aproxima do seu amado móvel novo. E, infelizmente, é impossível controlar todos os fatores e inevitavelmente você encontrará alguma mancha em seu sofá: pode até identificar quem foi o criminoso, mas de nada adiantará agora que seu sofá já está manchado.

E agora, o que fazer? Fique tranquilo e confira esses ótimos exemplos de misturas caseiras e simples para retirar manchas do seu sofá!

Como limpar sofá
Conheça truques bem legais para limpar seu sofá. (Foto: Doggone Good Photos)

Como limpar Sofá Com Bicarbonato

O bicarbonato é um dos agentes mais utilizados para receitas simples de limpeza de manchas do sofá. Vamos aprender essa mistura para limpar sofá: primeiro, separe um litro de água, um quarto de copo de álcool, uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de amaciante de roupa. Coloque todos esses ingredientes em um recipiente e misture bem até todos ficarem bem uniformes. Em seguida, coloque-os em um daqueles borrifadores e espirre sobre a mancha que você deseja limpar do sofá. Em pouquíssimos minutos você verá como a mancha sairá e seu sofá estará novo e cheiroso como deveria!

Solução para Limpar Sofá Com Vinagre

O vinagre, por ser um produto extremamente comum nas cozinhas brasileiros e de diversas utilizações, também é um grande aliado nas receitas de limpezas. Uma extremamente simples para se limpar sujeiras leves é: separe um litro de água e esquente-a até que sua temperatura fique morna, misturando-a com um quarto de vinagre branco. Em seguida, umedeça um pano bem macio neste líquido, passando-o suavemente sobre o tecido do sofá e na mancha que deseja retirar. Em seguida, passe este mesmo líquido com uma esponja embebida em essa solução, secando o excesso com um pano limpo e seco. Em seguida, deixe o sofá secar naturalmente.

Produto Caseiro para Limpar Sofá

Um outro produto caseiro que pode ser utilizado para limpar o seu sofá, e que é extremamente útil para retirar manchas de caneta, é o seguinte: pegue um daqueles detergentes neutros e comuns da sua casa e separe uma colher de sopa do mesmo. Então, reserve mais duas colheres de chá de vinagre branco e mais uma xícara de água. Agora misture todos os ingredientes em um mesmo recipiente e passe-a no sofá com uma esponja bem

Truques caseiros para limpar sofá
(Foto: The Family Handyman)

Receita para Limpar Sofá

Para manchas de gordura, você pode utilizar uma mistura que utiliza os principais ingredientes que já falamos nesse texto. Adicione duas colheres de chá de bicarbonato de sódio em 100ml de vinagre branco, já dissolvido em um litro de água morna. Com um borrifador, despeje este líquido na área de mancha que deseja remover. Em seguida, utilize uma escova macia para limpar a mancha, sempre escovando-a no sentido do sofá. Deixe a solução agir por 10 minutos e em seguida retire o excesso com um pano levemente úmido de água. Então basta deixar o sofá secar e tudo estará resolvido!

Limpar Sofá de Tecido

Muitos acreditam que sofás de tecido são muito mais sensíveis e por isso não podem passar por esses processos de limpeza. Isso é um completo absurdo! Claro, você deve utilizar a mistura com mais cuidado e sempre levando em consideração o tipo de sofá que está limpando, mas pode ficar tranquilo que usando as soluções com cuidado e nas proporções indicadas você não terá maiores probl


Mistura para Limpar Sofá: Receita, O que Usar
Avalie esta matéria!