Meias encardidas – Como lavar?

Confira nossas super dicas de como desencardir a meia branca ou colorida, confira só:

Escrito por -

Vamos verificar aqui algumas dicas de como lavar meias encardidas, recuperando as mesmas e mantendo seu uso no dia a dia.

Muitas pessoas têm o costume de utilizar meias no dia a dia, e muitas vezes, mesmo com sapatos, elas acabam ficando encardidas, até mesmo as coloridas. Retirar esse encardido acaba se tornando um desafio para a maioria das pessoas, que não conseguem soluções práticas para recuperar a cor e deixar a meia limpa de verdade.

Traremos então algumas dicas simples e práticas para que essas meias possam ser recuperadas, tornando o uso muito mais confortável, uma vez que elas não irão mais aparentar a sujeira, perdendo ainda o mau cheiro.

Deixe as meias de molho

Como remover o encardido das meias
As primeiras dicas envolvem deixar as meias encardidas de molho em soluções variadas, que fazem com que a sujeira seja eliminada sem que seja necessário esfregar as mesmas.

Temos então algumas ações que podem ser realizadas:

  • Jogue água na meia para retirar a sujeira e deixe-a de molho na água com sabão em pó por meia hora;
  • Quando for lavar as peças mais sujas, adicione as meias e 200ml de vinagre branco ou suco de limão na lavagem;
  • Misture meio litro de água fervente com 5 colheres de sabão em pó e suco de um limão, deixando as meias de molho por 30 minutos;
  • Misture meio litro de água fria com 3 colheres de bicarbonato e uma tampinha de álcool, colocando as meias e deixando-as de molho por 2 horas;

Leia mais:
Mancha de maquiagem na roupa – Como tirar
Como usar amaciante de roupa na limpeza

O que não fazer com as meias encardidas

Às vezes caímos no desespero ao ver as meias encardidas, e acabamos por utilizar técnicas que mais danificam do que limpam a peça, perdendo-a de vez. Seguem algumas dicas do que não fazer para tentar limpar as meias encardidas:

  • Não lave as meias do avesso, para que a sujeira saia por completo;
  • Nunca utilize alvejantes nas meias, pois os mesmos destroem o tecido, deixando-o mais fraco e causam manchas;

O que fazer para manter as meias limpas

Além das dicas que citamos acima, temos uma dica que é importantíssima, pois se refere não somente à limpeza das meias, mas à sua manutenção geral, mantendo-as livre de bactérias. Para tanto, deixe as meias no varal esticadas para secar, e de preferência ao sol, para que elas sequem igualmente e o sol elimine as bactérias presentes.

Então, essas foram as dicas para manter as meias limpas e cheirosas, recuperando-as mesmo quando elas tiverem muita sujeira.


Meias encardidas – Como lavar?
Avalie esta matéria!