Dicas para limpar carpete de madeira

Veja com é simples fazer uma super limpeza no seu carpete de madeira sem precisar gastar muito dinheiro e tempo

Escrito por -

Existem várias opções de produtos para a limpeza do carpete de madeira da sua casa nas prateleiras do supermercado, por isso, surge à pergunta: o que posso usar para limpar carpete de madeira? E como eu limpo, sem causar dano ao material?

Como fazer limpeza de carpete de madeira

A limpeza de carpete de madeira é muito simples. Para a limpeza de rotina, use uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, seguido de pano úmido. Você não deve usar produtos abrasivos, cera, ou quaisquer outros produtos à base de silicone.

Pois os produtos à base de silicone formam uma camada de gordura sobre o carpete, o que leva ao aparecimento de manchas e evita uma limpeza eficaz.

Enquanto os materiais abrasivos, tais como saponáceos e esponja de aço devem ser evitados porque podem riscar a superfície do piso.

limpar carpete
Para tirar as manchas mais resistentes, em carpetes de madeira, tente primeiro limpar com um pano torcido, esfregue a área suja, sem perder tempo com intensidade, usando as mãos. Foto: TheHuffingtonPost

Dicas para limpar carpete de madeira

Para algum tipo de sujeira especifica no carpete de madeira, utilize produtos específicos:

  1. Para a limpeza de manchas de suco de uva, vinho e café, uma alternativa à água com detergente neutro é usar uma solução composta de 50% de água morna e 50% de álcool, dispensada por cima da sujeira utilizando um pano úmido;
  2. No caso de manchas de óleo ou graxa, aplique o detergente desengordurante (puro) diretamente sobre o local e, em seguida, remova o excesso de produto com um pano;
  3. Para remover esmalte de unhas, aplique uma pequena quantidade de acetona na sujeira, mas apenas sobre a própria tinta;
  4. Use o álcool para remover manchas recentes de tinta de caneta ou mercúrio;
  5. Para remover marcas de batom ou tinta látex, utilize apenas uma solução de água e detergente neutro;
  6. Pequenos espaços sujos de tinta, verniz e graxa podem ser limpos com querosene ou aguarrás.
produtos para limpar madeira
Foto: SanAntonioExpressNews

Leia mais:
Como evitar manchas pretas em espelhos
Ralo do Banheiro cheirando mal, o que fazer?

Como tirar sujeira do carpete de madeira

Para a limpeza geral, escolha um produto de limpeza à base de água, com pH neutro.

Para desfazer a gordura e a sujeira, escolha um produto de limpeza ácido à base de água, sabão, detergentes, ou um pouco de bicarbonato de sódio dissolvido em água, mas você deve manter em mente que a solução de ácido vai deixar o carpete de madeira embaçado ao longo do tempo.

Dissolva a água calcária ou depósitos minerais, use um produto de limpeza à base de água com os ácidos; uma mistura de vinagre branco e água funcionam bem neste caso.


Dicas para limpar carpete de madeira
Avalie esta matéria!