Como tirar mofo de roupa colorida e branca


Escrito por -

Veja como como tirar mofo de roupa colorida e branca e livre-se de uma vez por todas desse problema.

É comum que as roupas apresentem manchas de mofo se ficarem guardadas por muito tempo no armário sem os cuidados devidos. Nessa situação, surge a dúvida: como remover as manchas com eficiência sem estragar o tecido? E como saber se a mancha pode ser removida?

Quanto mais antiga a mancha for, mais difícil será removê-la; manchas recentes são facilmente removidas na lavagem comum. É possível determinar o quão antiga uma mancha de mofo é pela sua cor: manchas esverdeadas, roxas ou pretas, no geral, são mais antigas e mais difíceis de serem removidas. O processo de remover uma mancha de bolor antiga é mais trabalhoso e pode desgastar o tecido; então, às vezes compensa mais tingir a peça de roupa para cobrir a mancha.

Foto: getwashio
Foto: getwashio

Como tirar mofo de roupa branca e colorida

Como dito anteriormente, manchas recentes podem ser removidas na lavagem comum, com a adição de alvejantes. Se a intenção é remover a mancha sem desgastar o tecido, uma boa dica é usar alvejantes sem cloro. Eles usam perborato de sódio, substância menos agressiva do que o cloro e, assim, atacam menos as fibras do tecido. Por outro lado, a ação desses alvejantes é mais lenta do que a dos alvejantes com cloro, sendo talvez preciso repetir a lavagem.

Se, ainda assim, as manchas persistirem, existe uma técnica para retirada de manchas, indicada pelo professor de química têxtil do Senai, Vladimir Constantino Valério. Vale lembrar que essa receita não pode ser usada em peças de elastano ou lycra, pois estas não resistem ao poder agressivo da água sanitária.

Passo a passo caseiro para tirar mofo

  • Colocar em um recipiente cinco colheres de sopa de água sanitária e duas colheres de sopa de um produto de limpeza pesada, como os usados para retirar gordura de azulejos e fogões.
  • Misturar e aplicar a mistura sobre a mancha; a seguir, esperar alguns minutos. Se necessário, esfregar a mancha com cuidado para não rasgar o tecido. Repetir a operação até remover a mancha completamente.
  • Após a remoção, lavar a peça em água corrente e aplicar sobre o local da mancha uma mistura de três colheres de sopa de açúcar e cinco colheres de sopa de água. Esperar cerca de três minutos, enxaguar e lavar a peça como de costume.
Foto: thegoodhuman
Foto: thegoodhuman

Lembre-se: se for aplicar essa receita em roupas coloridas, sempre fazer um teste antes. O teste consiste em aplicar a solução acima em uma parte interna da roupa, ou em um fio. Se a cor não desbotar, a receita pode ser usada; caso contrário, o melhor é levar a peça a uma lavanderia e recorrer ao tingimento.

É recomendado, também, usar uma água sanitária comprada recentemente, para garantir seu total poder de ação.

Aprendeu como tirar mofo de roupa colorida e branca? Então mãos à obra!


Como tirar mofo de roupa colorida e branca
Avalie esta matéria!