Como tirar manchas de móveis laqueados e de madeira

Conserve os seus móveis laqueados com alguns truques fáceis do dia a dia.

Escrito por -

Quer limpar e tirar manchas de móveis laqueados e de madeira sem dificuldades? Então veja as dicas a seguir:

Uma das coisas que mais embelezam o lar, quando se trata de decoração de casas, são os móveis de madeira ou os móveis laqueados. Para se fazer um móvel laqueado são utilizadas várias camadas de um produto sintético chamado laca, até se chegar no ponto desejado.

Os móveis laqueados ficam simplesmente lindos e perfeitos.  A característica rústica própria da madeira dá lugar a uma textura lisa e brilhante que lembra um vidro ou metal, dando, assim, um toque de modernidade aos móveis.

Saiba também: Dicas de como tirar mancha de óleo da roupa

Como tirar manchas de móveis laqueados e de madeira

Uma dúvida muito frequente das que pessoas que tem esse tipo de móvel é: como fazer para retirar manchas de móveis de madeira ou dos móveis laqueados? Como devolver a perfeição para essas peças?

É o que vamos responder agora…

como remover manchas
Os móveis de madeira exigem cuidados especiais na hora da limpeza (Foto: BBel – Uol)

Como remover manchas de móveis de madeira

Uma técnica muito eficaz para retirar manchas de móveis de madeira é utilizar o ferro de passar roupa. O procedimento é bem simples: você coloca uma toalha ou pano sobre a mancha e passa o ferro sobre o pano. O ferro tem que estar na opção de menor temperatura e ser utilizado sem vapor.

Feito isso, veja se a mancha saiu e caso não tenha saído repita a técnica.

Há também outras dicas para tirar manchas dos móveis de madeira, um bom exemplo é utilizar o óleo de limão que serve como um lubrificante e evita que a madeira seja arranhada. Para fazer pegue uma palha de aço fina, encharque com óleo de limão e passe sobre a madeira de forma delicada e lenta.

É preciso também ter cuidado antes da madeira ser manchada, não é mesmo?! Lembre-se sempre de passar produtos específicos para madeira sobre o móvel. Isso vai ajudar com que a superfície fique sempre hidratada.

Não esqueça também de ter cuidado com a poeira que acumula sobre a madeira. Ela pode ajudar na formação de manchas. 

Leia mais: Como tirar mancha de ferrugem da roupa com vinagre

tirar manchas de moveis de madeira
(Foto: Marcenaria Passareli)

Como limpar móveis laqueados

Por se tratar de um móvel de grande brilho e de textura lisa, os móveis laqueados podem ser manchados com facilidade, tipo manchas de impressão digital.

Algo simples que podemos fazer com os móveis laqueados quando estes estão manchados é utilizar uma flanela encharcada de água ou de leite puro.

Outra forma de deixá-los brilhando é usar um pouco de amoníaco misturado com água e passar um pano sobre a mancha.

Assim como nos móveis de madeira, você pode fazer tratamentos preventivos para que o seu móvel não venha sofrer com as manchas. Para isso, passe lustra móveis juntamente com pano seco ou sabão neutro e água. Não esqueça de sempre, ao final da limpeza, se certificar de que o móvel não está úmido. Para isso, passe um pano seco depois de todo e qualquer tratamento para secar a superfície.

Esses cuidados são muito importantes, pois deixarão seus móveis sempre com aparência de novos e evitarão que você tenha que gastar dinheiro para trocá-los em pouco tempo de uso. Tudo isso de maneira simples com as pequenas dicas para remover manchas de móveis.


Como tirar manchas de móveis laqueados e de madeira
Avalie esta matéria!