Como tirar mancha de porcelanato: dicas

Siga essas dicas para manter o piso feito de porcelanato sempre impecável e bonito!

Escrito por -

O porcelanato é um revestimento cerâmico muito utilizado nos dias atuais. Composto de materiais nobres, a limpeza desse revestimento pode ser feita de maneira simples.

As manchas no porcelanato são comuns, a maioria simples de serem removidas, contudo algumas são permanentes.

Confira as dicas de como tirar manchas de porcelanato e resolver esse problema!

4 dicas de como tirar manchas de porcelanato

Como tirar mancha de porcelanato polido

 O porcelanato é um revestimento que pode ser colocado em áreas internas e externas. O porcelanato polido é ideal para áreas externas. A limpeza do porcelanato polido deve ser realizada com detergente neutro. Para iniciar a limpeza do porcelanato e retirar manchas é preciso também de água e pano limpo.

Use uma vassoura de pelo para varrer, ou utilize o aspirador de pó. Após varrer o piso, use um balde com aproximadamente 5 litros de água, e misture um pouco do detergente neutro nessa água. Molhe o pano de chão na mistura do balde, torça e passe no chão com ajuda de um rodo.

porcelanato manchado como limpar
A higienização do piso em porcelanato pode ser feita com o saponáceo, em composição cremosa e líquida. (Foto: tendercarecarpetcleaning)

Para finalizar a limpeza do porcelanato polido, passe um pano seco, com isso seu piso ficará com brilho e sem manchas.

Porcelanato manchado: como limpar

 Ao final de uma obra de construção ou mesmo no dia a dia, o porcelanato pode ficar bem sujo.

Muitos têm dúvidas sobre como limpar de porcelanato manchado, porém no mercado é possível encontrar produtos apropriados para limpar o piso porcelanato.

Evitar receitas caseiras é bom, pois esse tipo de revestimento é muito delicado e pode ter sua aparência prejudicada em caso de uso incorreto de produtos ou misturas caseiras.

Limpeza do do dia a dia: Para limpar diariamente o porcelanato, a mistura de detergente líquido em água e pano é suficiente. Em sujeiras mais persistentes, use esponja macia.

Limpeza semanal: Para limpar semanalmente, o uso do saponáceo pode ser uma boa, porém, o produto deve ser diluído em água antes de passar no porcelanato.

A medida para diluir o saponáceo em água é de 1 colher do produto para 1 balde com água. Passe a mistura no piso, e retire totalmente com o uso de um pano úmido.

Atenção: O saponáceo é para ser usado de forma eventual, não pode ser usado com frequência ou todos os dias.

Leia mais:
Limpeza e hidratação de bancos de couro – Como fazer
Meias encardidas – Como lavar?

Produto para tirar mancha de porcelanato

Os produtos para tirar manchas de porcelanato ideais são os desenvolvidos pela indústria exclusivamente para esse revestimento.

O detergente neutro é uma opção que pode ser usada no dia a dia diluído em água, sem maiores problemas.

O saponáceo até pode ser usado em alguns tipos de porcelanato, porém não pode ser com muita frequência.

Atenção: O cloro e a água sanitária são produtos que não podem ser usados em pisos de porcelanato, pois eles corroem o esmalte do revestimento, deixando o piso sem brilho.

Tirar mancha porcelanato acetinado

O piso de porcelanato acetinado é um dos que mais sofrem com sujeiras e manchas, pois é um porcelanato bem mais aderente. Para eliminar mancha porcelanato acetinado é recomendado o uso de produtos específicos encontrados no mercado para tirar manchas de porcelanato acetinado.

Caso os produtos específicos não resolvam o problema, um profissional pode ser consultado para fazer um polimento no porcelanato acetinado.


Como tirar mancha de porcelanato: dicas
Avalie esta matéria!