Como tirar mancha de desodorante de roupa colorida

Uma coisa que incomoda muito são aquelas manchinhas de desodorante que insistem em aparecer nas roupas, saiba como se livrar delas

Escrito por -

Quer saber como tirar aquelas manchas de desodorante de roupas coloridas? Veja a seguir:

Uma das coisas mais desagradáveis é quando encontramos aquela manchinha de desodorante que surge na axila das roupas e, muitas vezes, acaba estragando algumas peças. Na maioria dos casos o culpado é o desodorante mesmo, mas em outras situações a causa pode ter sido elementos e hábitos que ajudam a manchar axilas de camisas, deixando-as com aspecto esbranquiçado ou amarelado, de acordo com a cor de cada roupa.

Foto: kk.no
Foto: kk.no

Como tirar mancha de desodorante de roupa colorida

Os principais causadores dessas manchas são os sais de alumínio ou alumínio-zircônio, que fazem parte da fórmula dos produtos antitranspirantes, os desodorantes. No entanto, esse é justamente o elemento responsável por diminuir ou evitar a transpiração, ou seja, trocar esse elemento por outro na fórmula está fora de cogitação.

Para tirar essas manchas de tecidos como aniagem, algodão, linho, viscose, seda, triacetato e lã, o ideal é aplicar álcool isopropílico sobre a mancha e cobrir com uma esponja umedecida com álcool. No caso da remoção em triacetato, acetato e viscose, é necessário diluir o álcool em duas partes de água, manter tudo umedecido e deixar descansar enquanto as manchas estiverem sendo removidas.

Leia também: Como tirar mofo de roupa colorida e branca

Em tecido acrílico, modacrílico, nylon, olefina e poliéster, a melhor opção é aplicar detergente líquido ou um produto pré-lavagem, como removedor líquido, por exemplo, diretamente sobre a mancha. Lave a peça normalmente e, se não resolver, enxague a roupa para tirar o detergente e lave com vinagre branco, enxaguando em água limpa depois.

Foto: Informarexresistere.fr
Foto: Informarexresistere.fr

O que fazer?

Existem alguns tecidos mais duros e difíceis de retirar as manchas, como é o caso do couro e da camurça, além das roupas de vinil. O que fazer nesses casos para tirar as manchas de desodorante?

No caso do couro e da camurça, misture sabão suave em água morna dentro de um recipiente. Agite para gerar bastante espuma e aplique-a sobre a peça com o auxílio de uma esponja. Logo após, seque a água com um pano limpo. No couro, é possível, inclusive, aplicar condicionar e limpador de couro.

Já nas roupas de vinil, basta limpar a área com um pano imerso em água morna e sabão, enxaguar bem e secar com pano limpo. E atenção: Nunca passe o ferro quente sobre tecidos manchados com desodorante.


Como tirar mancha de desodorante de roupa colorida
Avalie esta matéria!