Como tirar cola de roupa? Dicas para vários tipos de cola

Aprenda a remover cola de suas roupas e deixas como novas, leia nossa matéria!

Escrito por -

Se você trabalha com artesanato e trabalhos manuais, ou possui crianças em casa, é muito provável que já precisou saber como tirar cola de roupa.

Esse problema também é bastante frequente para pessoas que se aventuram com as técnicas de “Do It Yourself – DIY”, seja para criações próprias ou realizar reparos caseiros.

A variedade de colas, atualmente, com uma imensa diversidade de aderências, algumas até mesmo com propriedades corrosivas para tecidos, torna essa tarefa muito difícil, já que não podem ser aplicadas as mesmas soluções para diferentes problemas.

Pensando nisso, elaboramos esse texto, com o objetivo de lhe ajudar a resolver o problema de como retirar colas – de diferentes tipos – de suas roupas!

Como Tirar Cola De Roupa

Cola na roupa
(Foto: Internet)

Existem três tipos básicos de cola: as com água em sua composição, como as escolares; aquelas que levam solventes em sua fórmula, como colas de sapateiro, e as que são feitas com uma formulação química especial, que reage em contato com o ar, que é o tipo das colas instantâneas.

A maneira mais usual para tirar cola da roupa é lavando a peça, esfregando bem com detergente neutro, e deixando de molho, na água, por algumas horas.

Geralmente essa alternativa é suficiente para retirar a cola branca, por exemplo, de diversos tipos de tecido.

É preciso cuidar com técnicas muito arrojadas, que abusem de produtos químicos, pois alguns tecidos podem não aceitar bem.

Também é necessário notar se a peça de roupa é resistente à aplicação de água quente, por exemplo que é muito usada para retirar vários tipos de cola.

O Que Tira Cola De Isopor De Roupa?

A cola de Isopor é uma queridinha de quem faz trabalhos artesanais manuais, e é muito usada por pessoas que fazem decorações para festas.

As para uso artesanal são, geralmente, não resistíveis à lavagens e ao álcool, ou seja, esses dois componentes podem ser usados para retirá-las das roupas.

Caso a cola seja das mais fortes, aplicar álcool 92° ou mais em um pano seco e esfrega-lo gentilmente no tecido será suficiente para removê-la.

Como Remover Cola De Adesivo Da Roupa

Essa é, talvez, uma das situações mais comuns e mais irritantes que se enfrenta com colas.

Afinal, hoje em dia muitas marcas tem uma predileção por grudar preços, etiquetas e até mesmo informações de lavagem com adesivos, nos tecidos.

Apesar de ser muito chato, esse tipo de cola utilizada é a base de água, portanto, pode ser retirada ao se deixar de molho a peça de roupa, se possível em água morna, após esfregar com um pouco de sabão em pó ou detergente.

Caso o adesivo seja mais resistente, você pode optar por esfregar um pouco de acetona aplicada em um cotonete, porém, é preciso ter muito cuidado, já que, em determinados tecidos, ela pode acabar danificando a roupa.

Sugestões para retirar a Super Bonder que grudou na roupa:

As colas instantâneas são ótimas para realizar pequenos reparos e trabalhos manuais, sendo, inclusive, utilizadas na medicina.

Porém, o fato de serem bastante aderentes torna difícil que sejam removidas das roupas.

Uma maneira de retirar Super Bonder da roupa é colocar um pouco de álcool isopropílico em um pano ou chumaço de algodão e esfrega-lo levemente na cola – isso deve fazer ela se soltar do tecido.

Também é possível tentar esse tipo de remoção com a acetona, que pode ser aplicada com um cotonete na região afetada – o importante é sempre ter bom senso e evitar o exagero.

Uma solução final é esfregar a roupa com detergente neutro e deixa-la de molho na água morna.

Truques para retirar a cola de cano da roupa:

A cola de cano é uma das mais difíceis de retirar das roupas, pois ela tem uma aderência muito grande ao tecido.

Quando ocorrer um acidente, é indicado que, primeiro, você tente retirar o que for possível “congelando” a área da cola, isso pode ser feito esfregando gelo, dentro de uma sacolinha, na parte inversa do tecido ou colocando a roupa (dentro de um saco plástico) no congelador.

Com isso, boa parte da cola poderá ser removida com uma espátula ou faca, mas é preciso cuidar para não estragar a peça de roupa.

Após, aplique acetona com um paninho ou chumaço de algodão, apenas acima do que restou, e esfregando levemente.

Por fim, se não sair toda a cola, você pode deixar a roupa de molho em água morna, e esfregar com detergente a área afetada.

tirar cola da roupa
(Foto: Dicas de Mulher)

O que fazer se a cola de silicone grudou no tecido?

Existem diversas técnicas para retirar a cola de silicone – seja ela cola quente ou cola líquida – da roupa.

A mais comum e que surte um dos melhores efeitos é utilizar acetona e alguma espátula (como as de retirar cutícula) ou outro material que permita que você vá removendo o excesso – para tecidos como jeans é uma técnica eficiente.

Também é possível aplicar a acetona em um paninho de algodão e esfregar na área com cola.

Uma outra dica é amolecer a cola na parte contrária do tecido utilizando ferro aquecido ou também o secador de cabelos.

Esperamos que essas dicas o ajudem a resolver o problema de como retirar cola de tecido.

O importante é sempre ter atenção ao tipo de tecido ao que a cola aderiu, retirar o excesso raspando – sempre que possível – e cuidar par ser paciente e gentil com a roupa.

Em último caso, se a peça for muito importante e cara para você, leve a uma lavanderia e veja se eles podem removê-la, pois é a forma mais segura para realizar esse procedimento.


Como tirar cola de roupa? Dicas para vários tipos de cola
Avalie esta matéria!