Como Tirar Cheiro de Xixi de Gato: Dicas e Receitas

Veja como eliminar o cheiro de urina de gato e deixe sua caso livre de odores desagradáveis!

Escrito por -

Gatos machos e fêmeas podem adquirir problemas com o xixi fora da caixinha de areia, apesar de ser mais comum encontrar referências de machos com estresses de demarcação de território. Por isso, aprenda como tirar cheiro de xixi de gato e se livre de odores desagradáveis pela casa.

Os gatos são ótimas companhias para apartamentos e lugares menores por não terem a necessidade de espaço mais comum há muitos tipos de cachorros. Os gatos, entretanto, precisam ainda se sentir donos em seu território, e para isso muitos podem passar por problemas de instinto de demarcação de território, o que leva a sérios problemas de convivência.

 

A urina do gato tem um cheiro muito forte graças a sua grande concentração de amônia, um composto ácido e muito forte, que é dificilmente removido com uma simples limpeza com água e sabão. Quer saber mais sobre como resolver em casa problemas com o cheiro de xixi de gato? Seguem abaixo algumas dicas!


Como Eliminar o Cheiro de Urina de Gato 

Para eliminar o cheiro da urina de gato de qualquer lugar, o primeiro passo é secar ao máximo a urina e buscar neutralizar o odor.  O processo de limpeza simples com água e sabão não é capaz de limpar por completo. Para isso, o truque caseiro é utilizar bicarbonato de sódio para neutralizar os odores da amônia!

Como-limpar-xixi-de-gato-do-piso
Aprenda a limpar corretamento os ambientes que seu gato fez xixi Foto: Lar Natural

 Como Tirar Cheiro do Chão 

Para remover manchas e cheiros de xixi do chão, retire primeiramente o excesso de urina caso haja com uma folha de jornal e depois, lave o chão com sabão ou detergente e água e uma colher de bicarbonato. Enxague a região com um pano molhado de água. Por fim, limpe toda a região com a cera líquida diluída em água e deixe as janelas ou um ventilador ligado que auxilie na ventilação do local.

 Do Colchão 

Para retirar o odor de xixi de gato no colchão, o mesmo deverá ser limpo com uma solução de sabão neutro, bicarbonato e água e limpo com o auxílio de uma esponja limpa. Por fim, seque a área do colchão com uma toalha clara e limpa e deixe o mesmo secando em um ambiente arejado e com incidência de luz, de preferência.

Do Piso de Madeira 

Com a ajuda de folhas de jornal, retire o excesso de xixi da região que pode estar ainda úmida. Caso o chão de madeira já esteja seco com o xixi, vale a pena colocar uma pequena solução de água e cera líquida para madeira ou tacos, a fim de umedecer a região. Seque com um pano seco e deixe o jornal agir por um tempo até que retire toda a umidade. Depois deste passo, limpe a área com sabão neutro em solução com água, lembrando-se sempre de por fim secar o chão de madeira com um pano seco ou folhas de jornais, para que o chão não fique manchado.

Da Parede 

Para retirar manchas e odores de xixi de gato de paredes, é importante que a mesma seja limpa primeiramente com uma esponja, sabão neutro e água. Depois de limpa, pode-se aplicar uma solução de bicarbonato de sódio com água, a fim de retirar o amarelado da mancha e neutralizar o odor forte a amônia.

xixi de gato
Foto: Apetete

 Sofá de Tecido

O sofá de tecido, muitas vezes necessitará de uma lavagem a seco para que se consiga retirar toda a concentração de urina de gato. Entretanto, existem truques caseiros que auxiliam no processo de limpeza e envolvem etapas. Se possível a capa do sofá deverá ser lavada com sabão e uma solução de bicarbonato de sódio (caso vá usar uma máquina de lavar, certifique-se de colocar a capa sozinha na máquina, para não passar o cheiro para outras peças).

O estofado deverá ser seco com jornal e lavado com soluções de sabão neutro, bicarbonato e água. Por fim, caso o cheiro ainda esteja muito forte, é recomendado também o uso de vinagre em mistura com água. Deixe o estofado secar em um ambiente aberto e arejado por pelo menos um dia, só então poderá colocar a capa de volta.


Como Tirar Cheiro de Xixi de Gato: Dicas e Receitas
Avalie esta matéria!