Como separar a gema da clara do ovo com garrafa pet

Para acabar de vez essa dificuldade de separar a clara da gema, basta uma garrafa pequena de pet

Escrito por -

Descobrimos um jeito muito fácil de saparar a gema da clara. Veja como separar a gema da clara do ovo com garrafa pet:

A garrafa pet, também conhecida como garrafa plástica chegou para inovar em todos os sentidos. Desenvolvida pelos ingleses Whinfield e Dickson em meados de 1941, antes de ganhar novas formas como garrafa, esse material passou por diversos desenvolvimentos em aplicações e indústrias têxteis. Somente nos anos 80 que ganhou novos formatos e então se tornou no Brasil a famosa garrafa conhecida que estamos acostumados a ver em supermercados, armazéns e lojas.

Além de estarem presentes nos mais diversos tipos de produto, com esse tipo de material é possível reciclar, inventar e principalmente inovar. Foi da garrafa pet que surgiram ideias criativas para enfeitar as residências com vasos para plantas, decorações para mesa de jantar, estufas, potes e até mesmo casas feitas através da garrafa pet. E para aqueles que desconhecem na cozinha esse tipo de produto tem feito muito sucesso como escorredor de talheres, organizadores de armário e acredite: Separador de gema de ovo. Se a pergunta é como, nós vamos explicar passo a passo para você.

Leia mais: Como espantar as moscas da cozinha

Foto: Kinostereo
Foto: Kinostereo

Na cozinha, sempre sentimos dificuldade quando precisamos separar a clara da gema sem quebrar ou perder todo o ovo devido à falta de habilidade. Para eliminar de vez essa dificuldade, separe uma garrafa pequena de pet (essas utilizadas para armazenar água). Em seguida, quebre o ovo dentro do copo ou um recipiente para garantir que não está estragado. Coloque o ovo inteiro no recipiente ou prato. Aperte com calma a garrafa plástica e coloque-a próxima a gema para fazer o processo de sucção, ou seja, a garrafa vai “engolir” a gema. E pronto, deposite a gema do ovo em outro recipiente. Essa separação acontece devido à pressão feita na garrafa plástica, é simples, rápido e não precisa cortar a garrafa ou fazer algum tipo de furo.

Como separar a gema da clara do ovo com garrafa pet:

E se você não tem uma garrafa pet por perto para separar a gema da clara, a segunda opção é quebrar o ovo cuidadosamente e utilizar a casca para separar. Se preferir, é possível fazer a separação cuidadosamente com as mãos, mas, antes é preciso higienizar entre os dedos e fazer o processo delicadamente devido à fragilidade da gema. Existem opções como utensílios de cozinha no formato funil ou escumadeira que tem a mesma finalidade. Uma dica importante é sempre que possível consumir ovos frescos, garantindo que a gema fique mais firme por mais tempo, garantindo também a qualidade da proteína.

Confira também este vídeo, que ensina como separar a gema da clara do ovo com garrafa pet:


Como separar a gema da clara do ovo com garrafa pet
Avalie esta matéria!