Infiltração na parede – O que fazer?

Há algumas formas de evitar que a infiltração na parede aconteça, ou ainda, se você está reformando ou construindo sua casa agora, fazer com que esse problema nunca lhe tire o sono!

Escrito por -

Infiltração na parede – O que fazer? Resolvemos o seu problema!

As infiltrações são um dos problemas que tiram o sono de muita gente. Primeiro pelo aspecto descuidado com o qual as partes afetadas ficam, e depois pelos problemas mais sérios que elas podem levar a ocorrer, desde doenças respiratórias por conta de um ambiente exageradamente úmido, ao funcionamento comprometido de torneiras da casa, por conta de encanamentos mal-acabados.

O primeiro desafio quando uma infiltração na parede aparece é descobrir a causa da mesma, pois, não adianta nada refazer a pintura se em alguns poucos dias tudo aquilo acabará voltando!

Infiltração na parede interna

Não é tão difícil identificar quando uma infiltração está ocorrendo! As paredes tornam-se úmidas, e é comum o surgimento de bolhas ao longo de toda a área afetada. Quando o revestimento é feito com argamassa a infiltração aparece de forma mais evidente, e é fácil perceber um “inchaço” na parte onde a água está vazando.

parede com infiltração da chuva
Algumas recomendações são capazes de reduzir a infiltração na parede.

Como acabar com infiltração na parede

A melhor forma de acabar com infiltrações é fazendo uma impermeabilização eficiente da parede em questão. Então, não bastará apenas reforçar a pintura da parede, é preciso descobrir a causa da infiltração, que em paredes internas pode ser causada por um cano danificado, ou até mesmo uma conexão apertada de forma exagerada.

Todos estes problemas demandam um pouco mais de tempo para serem resolvidos, mas é melhor investir agora do que esperar que a infiltração aumente! Descoberta e resolvida a causa da infiltração, você deve descascar por completo a pintura ou o revestimento da parede afetada, e aplicar algum produto impermeabilizante de sua preferência antes de colocar a nova pintura!

O que fazer para evitar infiltração na parede?

parede com infiltração da chuva parede com infiltração e mofo
Foto: Hipogeo

Leia mais:
Dicas para limpar carpete de madeira
Como tirar manchas de gordura da parede da cozinha

Para evitar a infiltração no rodapé da sua casa, invista em uma calha ao final do seu telhado, dessa forma a água da chuva não gotejará por sua parede nem ficará acumulada no rodapé da casa, algo que pode ser perigoso até mesmo para o alicerce da parede, dependendo da quantidade de chuva e do tempo de exposição a esse problema.

Nas lajes, é imprescindível que produtos impermeabilizantes sejam aplicados do lado de fora, caso contrário certamente o teto da sua casa começará a dar sinais de infiltração depois da primeira chuva! Quando a umidade vem do chão, não há outra alternativa a não ser retirar todo o revestimento e fazer o processo de impermeabilização correto. Você pode ainda procurar maneiras para evitar que a água se acumule ao redor da sua casa, fazendo pequenos córregos por exemplo.

Vazamentos podem se tornar problemas ainda mais sérios se não receberem a devida atenção. Então procure solucioná-los assim que eles forem identificados!


Infiltração na parede – O que fazer?
Avalie esta matéria!