Como limpar sofá de tecido muito sujo

Você não precisará contratar um profissional para a limpeza do sofá de tecido, você mesmo fará com facilidade

Escrito por -

 Veja truque de como limpar sofá de tecido muito sujo e tenha seu sofá novinho de volta!

Manter um sofá de tecido limpo geralmente é uma tarefa muito difícil, pois sempre há uma criança que derruba comida, um gato que sobe, alguém que derrama alguma bebida, etc. Para deixa-lo limpinho e com cara de novo o indicado é limpar a cada 15 dias e utilizar o aspirador de pó toda semana.

Como limpar sofá de tecido muito sujo

Se o sofá for de couro ou tecido sintético, o ideal é fazer a limpeza apenas utilizando um pano umedecido e depois secar com um pano de algodão. Agora, se o assento for de tecido ou camurça, é necessário utilizar o aspirador de pó com cerda de escova.

Leia também: Como limpar vidros e espelhos com vinagre

Foto: Stayathomemum
Foto: Stayathomemum

Para evitar manchas no móvel ou que ele seja atingido por bebidas ou tinta de caneta, por exemplo, alguns especialistas indicam a impermeabilização. Caso tenha interesse, procure empresas especializadas em impermeabilizar e exija produtos que não sejam inflamáveis.

No dia-a-dia, para acabar com ácaros e remover qualquer tipo de odor, com o auxílio de um saleiro ou peneirinha, polvilhe bastante bicarbonato de sódio aromatizado e deixe agir por, no mínimo, 30 minutos. Depois, remova o excesso com um aspirador ou uma escova de pelos macios.

Dicas para limpeza de sofá de tecido

Foto: Alfaclean-ufa
Foto: Alfaclean-ufa

Existe uma receita caseira para tirar manchas do sofá muito eficaz, simples, barata e que não agride o ambiente:

  • Meio copo de vinagre branco;
  • Um litro de água;
  • Duas colheres de chá de bicarbonato de sódio.

Faça a mistura e borrife o líquido no local da mancha. Em seguida, passe uma escova de cerdas duras no sentido do tecido do sofá, mas não faça movimentos circulares. Com um pano úmido, tire o excesso do produto e depois passe um pano seco e deixe o sofá secando em local arejado, sem expor o móvel diretamente à luz solar. (Essa mistura, quando não usada de uma vez, pode ser guardada e durar cerca de dois meses).

Uma outra dica para limpar sofá de tecido muito sujo, se o caso for tirar manchas de gordura, é utilizar papel toalha de cozinha para remover o excesso. Na sequência, aplique talco de bebê e deixe agir por cinco minutos. Remova a sujeira com uma escovinha de cerdas macias e finalize a limpeza com um pano e água morna.


Como limpar sofá de tecido muito sujo
Avalie esta matéria!