Como limpar ouro com bicarbonato

Veja como limpar suas jóias com apenas um ingrediente: Bicarbonato de sódio!

Escrito por -

Peças de ouro requerem cuidados básicos que contribuem para uma vida útil mais longa. Vejamos abaixo como limpar ouro com bicarbonato:

As joias são adornos ou adereços que o ser humano utiliza há milhares de anos, como forma de evidenciar seu status, demonstrar beleza, afeto, carinho, entre tantas outras opções. Na pré-história as joias eram feitas principalmente de materiais simples, como ossos, madeira, pedras e conchas. Mas com o passar do tempo e a descoberta dos metais nobres e pedras preciosas, o homem inventou e aperfeiçoou formas de transformá-los nesses adornos decorativos tão desejados por homens e mulheres de qualquer idade.

O ouro, um metal nobre encontrado nas rochas junto com outros metais nobres, tem sido transformado em diversos tipos de joias, tendo intensa comercialização e sendo item de desejo pelo mundo todo.

 Posso limpar ouro com bicarbonato?

Foto: Saga
Foto: Saga

Veja mais: Como limpar forno de fogão com bicarbonato

Para quem possui alguns desses apetrechos, todo o cuidado é pouco, uma vez que se pretende garantir a longevidade da peça, mantendo suas características iniciais e beleza. Realizar a limpeza regular da peça, além de mantê-la em locais arejados, em caixas com veludo ou flanela macia, são ações essenciais para manter a peça linda e utilizável. Para quem quer limpá-la em casa, o uso do bicarbonado de sódio pode ser uma pedida barata e prática. Vejamos abaixo quais os procedimentos.

Como limpar ouro com bicarbonato

Para manter sua peça de ouro em bom estado de conservação, a limpeza é necessária. É como uma manutenção em um carro ou aparelho eletrônico: mantém a funcionalidade e longevidade.

O bicarbonato de sódio pode ser utilizado na limpeza, retirando manchas de escurecimento. O ideal é misturar uma pequena quantia com água, colocar a peça de molho e deixar agir por alguns minutos. Depois basta retirar e secar.

Foto: Dokterdokter
Foto: Dokterdokter

Como limpar corrente e joias de ouro com bicarbonato

Siga os passos abaixo para limpar ouro com bicarbonato:

  • Coloque as peças que deseja limpar em um recipiente;
  • Coloque água em temperatura ambiente no recipiente, até que cubra as peças;
  • Adicione algumas colheres de chá ao recipiente;
  • Deixe de molho por alguns minutos;
  • Retire da água e dê brilho com um pano macio;
  • Enxague com água corrente e seque;

É importante lembrar que caso sua joia tenha pedras preciosas é recomendando realizar a limpeza com outros procedimentos. E se o grau de sujeira, oxidação ou escurecimento for muito grande, outras medidas devem ser tomadas para recuperar a peça, como pasta de dente combinada com bicarbonato. No mais, deixe a peça sempre limpa lavando-a pelo menos uma vez por mês com água e sabão neutro.

Confira outras dicas para utilizar o bicarbonato de sódio:


Como limpar ouro com bicarbonato
Avalie esta matéria!