Como limpar escovas e pentes de cabelo

A receita caseira muito simples de como limpar escova de cabelo e assim fazer com que ela dure mais e valha seu investimento

Escrito por -

Poucas pessoas sabem, mas limpar escovas e pentes de cabelo é fundamental para a saúde dos fios e do couro cabeludo. Confira dicas para higienizar seus utensílios e manter seus cabelos sempre saudáveis.

Por quê higienizar escovas e pentes de cabelo?

Da mesma forma que é necessário lavar os pincéis de maquiagem para manter a saúde da pele, é preciso limpar escovas e pentes de cabelo para manter a saúde dos fios. As escovas acumulam cabelos soltos, células mortas, restos de produtos, oleosidade da pele, sujeira e muitos micro-organismos que podem afetar a saúde do couro cabeludo, como fungos, ácaros e bactérias, propiciando o surgimento de feridas e caspas. E isso vale também para prendedores, presilhas e tiaras!

Como limpar escovas e pentes de cabelo

como limpar escova
Foto: Fokuzz
  • Retire os fios presos ao utensílio. Este processo deve ser feito todas às vezes que escovar o cabelo, pois retirá-los do pente ou escova, força e amolece as cerdas, estragando o acessório. Se você criar o hábito de retirar os fios da escova todas as vezes após utilizá-la, o acúmulo de cabelo será menor, evitando forçar as cerdas;
  • Para lavar os utensílios, utilize água e shampoo neutro. Lave bem, utilizando uma esponja macia ou para os cantinhos mais difíceis, um algodão. Se os acessórios forem de plástico, o melhor é misturar em 1 litro de água, 1 colher de água sanitária e deixar os objetos de molho, o que facilita casos em que a sujeira está impregnada e desinfeta os acessórios. Se a escova estiver muito suja, é uma opção deixá-la de molho de 15 a 30 minutos em água e shampoo;
  • Após enxaguar bem seus materiais, deixe-os secando naturalmente em cima de uma toalha limpa ou use o ar frio do secador de cabelo, mas nunca o quente, pois pode danificar as cerdas e comprometer a durabilidade da sua escova ou pente.

Leia mais: O que é bom para limpar sapato de camurça

como limpar escova de cabelo
Foto: Fokuzz

Como higienizar escovas de cabelo de Salão de Beleza

Como os utensílios são usados em diversas pessoas, é recomendado que sejam lavados com mais frequência, deixando os pentes, escovas e prendedores de molho em água quente, água sanitária e sabonete líquido. Em um recipiente que permita mergulhar completamente os objetos, coloque a água quente, algumas gotas de água sanitária e uma colher de sabonete líquido. Deixe repousar de 15 a 30 minutos. Com o auxílio de uma esponja macia, retire a sujeira. Enxágue bem e deixe secar naturalmente.

Atenção: escovas com detalhes metálicos não podem ficar de molho! Por isso, com a ajuda de um borrifador, limpe a escova ou pente e seque bem com um pano limpo logo em seguida. Para acessórios de porcelana, o correto é limpar com uma escova de dentes macia entre as cerdas e com um algodão, o restante da peça.

Após limpar escovas e pentes de cabelo e quando sua escova ou pente estiver bem seca, está pronta para ser usada novamente, deixando seus cabelos mais saudáveis e bonitos a cada escovação.


Como limpar escovas e pentes de cabelo
Avalie esta matéria!