Como fazer repelente caseiro: 3 receitas infalíveis

As receitas de repelente natural são uma ótima saída para manter os químicos longe de casa

Escrito por -

Selecionamos as melhores e mais fáceis maneiras de como fazer repelente caseiro. Confira:

Pouca coisa é mais irritante do que picada de inseto. Especialmente nos dias mais quentes é comum a infestação de mosquitos e afins que, além da perturbação, podem causar uma série de doenças.

Parece não importar o que você faça, mesmo com as janelas fechadas os danados dão um jeito de entrar, não é mesmo?! Grades teladas e roupas de mangas longas podem ser uma boa opção, mas nem sempre é possível ficar trancado dentro de casa ou resistir ao calor.

repelente caseiro citronela
Encher o ambiente e a pele de produtos cheios de substâncias químicas também nem sempre é a melhor opção. (Popularmechanics)

Que tal investir em soluções naturais? Veja nossas receitas infalíveis de como fazer repelente caseiro:

Repelente caseiro para bebê

É recomendado que até os 6 meses de idade as crianças não usem repelentes comuns. O conselho muda em caso de alta incidência de certos mosquitos causadores de doença, mas no geral é indicado que os produtos mais fortes fiquem reservados para depois dos seis meses de idade. Uma alternativa para fugir dos insetos é apostar nos repelentes caseiros.

Como fazer repelente caseiro

Uma opção saudável para os pequenos é a mistura de óleo de amêndoas com cravo-da-índia.

Os ingredientes são:

– 25 cravos-da-índia deixados em infusão por aproximadamente três horas
– 1 garrafa de álcool
– Metade de um vidro de óleo de amêndoas para a pele.

É bom testar a mistura em uma pequena porção da pele e deixar agir por alguns minutos para observar possíveis alergias.

Vinagre

O vinagre de maçã também é um poderoso componente na luta contra os insetos. Misture ½ xícara de vinagre de maçã com ½ xícara de água em um borrifador e passe em todas as frestas de janelas e portas. Borrife um pouco pelo ar ao longo de todos os cômodos. A mistura afastará os mosquitos de dentro do ambiente.

Citronela

Conhecida por seu poder medicinal, a citronela é uma planta que também auxilia na hora de espantar os insetos. O odor propagado ao colocar as folhas cortadas em um determinado ambiente ajuda a espantar os mosquitos do local. Para maior eficácia ainda é possível usar o óleo de citronela diretamente na pele. Para fazer um repelente natural da planta é necessário:

– 250g de citronela

– 1l de álcool

– 1 recipiente

Os ingredientes misturados devem ser testados em um pequeno pedaço de pele antes de devidamente aplicados para evitar reações alérgicas.

Leia mais:
Como acabar com as moscas: Receita caseira 
Como eliminar carrapatos com vinagre

Limão com cravo

repelente caseiro para mosquito
(Scoopwhoop)

O limão e o cravo em conjunto formam um ótimo repelente para o ambiente. E o melhor de tudo é que é super fácil de fazer! Os ingredientes necessários são:

– 1 limão

– 15 cravos-da-índia

Parta o limão em várias fatias e espete os cravos sobre a fruta.

O odor exalado será nocivo o suficiente para que os insetos não se aproximem.

Além das alternativas de como fazer repelente caseiro citadas, acender velas e incensos de citronela, limão e cravo também podem servir para diminuir a aparição dos insetos indesejáveis. Também são uma boa pedida pois não prejudicam animais e plantas.


Como fazer repelente caseiro: 3 receitas infalíveis
Avalie esta matéria!