Como desenformar bolo sem quebrar

Tem dificuldades para desenformar o bolo? Então essa dica é para você!

Escrito por -

O bolo está pronto e lindo dentro da forma, mas na hora de tirá-lo de lá, ele se despedaça inteiro? Tranquilize-se: há muitas formas de como desenformar o bolo sem quebrar!

Vamos começar pelo método tradicional: você pode untar a forma com margarina ou manteiga. Corte um pedaço da manteiga/margarina que seja o suficiente para passar por toda a parte interna da forma. Para auxiliar neste processo, você pode espalhar a manteiga com um pincel, ou utilizar um papel toalha para esfrega-la na forma ou fazer usar os próprios dedos.

Para quem não quer fazer muita bagunça, uma boa ideia é derreter a margarina ou a manteiga na própria forma e espalhá-la na forma líquida, sem utilizar nenhum acessório.

Como fazer para o bolo não grudar na forma

como desenformar bolo grudado
Para o bolo não grudar na forma, você também pode passar em cima da manteiga ou margarina, farinha de trigo. (Foto: Dishmaps)

A farinha se adere à manteiga e cria uma barreira para que o bolo não fique grudado depois de assado.

Caso a massa do seu bolo seja escura, você pode substituir a farinha de trigo por achocolatado, assim, quando você for desenformar bolo quadrado ou outros formatos que tenham cantos, eles não ficarão brancos devido ao trigo.

Se você quiser facilitar ainda mais na hora de tirar o bolo da forma, após passar farinha de trigo ou achocolatado, coloque a forma na geladeira por 10 minutos, deixando a margarina mais resistente ao calor.

Como desenformar bolo com papel manteiga

como desenformar bolo quadrado
Foto: iHeartMiro

Também há um jeito de desenformar bolo com papel manteiga. Este método é mais simples e faz menos sujeira. Com o papel manteiga em mãos, coloque na forma quantidade o suficiente para cobrir toda a superfície onde a massa do bolo entrará em contato, é até recomendável que sobre um pouco de papel fora da forma.

Coloque a massa do bolo e asse normalmente. Não se preocupe: o papel manteiga não irá pegar fogo! Quando for desenformar, basta virar a forma de cabeça para baixo em uma superfície limpa ou puxar o papel manteiga pelas bordas que sobraram.

Leia mais:
Como tirar gordura do armário da cozinha
Dicas para tirar cheiro de alho das mãos

Como desenformar bolo em forma de pudim

Desenformar o bolo pudim
Foto: ChefSantiago

Se você quer fazer um bolo em forma de pudim, pode utilizar qualquer uma das dicas citadas, seja com margarina ou manteiga, farinha de trigo ou achocolatado, porém, para utilizar o papel manteiga neste caso, talvez sejam necessários alguns recortes especiais para que nenhuma parte da forma fique sem cobertura.

No caso em que mesmo untando a forma o pior acontece, dá para desenformar bolo grudado também: com um garfo, tente ir soltando as bordas do bolo até a parte mais baixa que conseguir. Depois, vire a forma sobre uma superfície limpa e passe gelo ou pano gelado, o que fará com que o bolo esfrie e se solte com mais facilidade.


Como desenformar bolo sem quebrar
Avalie esta matéria!