Como descobrir vazamento de água em residência

Dificuldades em descobrir de onde vem o vazamento de água na sua casa? Então esta matéria é para você!

Escrito por -

Se você quer saber como descobrir vazamento de água em residência, confira algumas dicas. É muito importante encontrar e consertar vazamentos de água, pois um pequeno orifício de 2mm no encanamento pode desperdiçar mais de 3 mil litros de água em um único dia, o que corresponde a 90 mil litros de água por mês!

Se uma torneira apenas goteja, pode desperdiçar 46 litros por dia, ou seja, 1380 litros em um mês. Entretanto, se o gotejamento da torneira se transforma em um filete de água vazando, o desperdício é ainda maior, chegando a mais de 13 mil litros de água por mês, um enorme prejuízo para o meio ambiente e para seu bolso.

Como descobrir vazamento de água em residência

Para descobrir vazamento de água, por exemplo nos canos alimentados pela rede pública, comece fechando o registro na parede. Abra uma torneira que seja alimentada por esta rede e aguarde parar de sair água. Coloque um copo com água na boca da torneira. Se começar a puxar água do copo, é porque há um vazamento nesta linha.

Torneiras que pingam com ou sem o registro da linha fechado é uma evidência de vazamento. Nestes casos, o conserto é mais simples, basta trocar o vedante da torneira.

vazamento em casa
Descobrir de onde vem o vazamento não é tão simples quanto parece!

Como saber se tem vazamento de água em casa

Como saber se tem vazamento de água em casa no canos alimentados pela caixa d’água: desligue todos os aparelhos que utilizam água, feche todas as torneiras e não utilize os sanitários. Impeça a entrada de água na caixa, fechando a torneira da bóia e marque o nível da água na parede da própria caixa d’água. Se após algum tempo a água estiver abaixo do nível marcado, é porque há vazamento em algum cano que seja alimentado por esta caixa. Esta dica também se aplica para verificar vazamentos em reservatórios subterrâneos de edifícios.

Leia: Como limpar banheiro com vinagre e bicarbonato

Dicas para achar vazamento de água

vazamento em residencia
Foto: Waterdamageexperts

Embora seja mais difícil perceber, existe também dicas para achar vazamento de água no vaso sanitário: jogue borra de café no vaso, que é para ficar depositada no fundo do mesmo ou estacionada nas paredes. Se isso não acontecer e a borra de café desaparecer após algum tempo, é porque existe vazamento na válvula ou caixa de descarga.

Para detectar vazamento em casa, também é válido usar o relógio de água: deixe todos os registros abertos, mas feche as torneiras, desligue equipamentos ligados à água e não utilize os sanitários. Anote a posição do ponteiro no hidrômetro e o valor que o mesmo indica. Se após uma hora o ponteiro ou o valor não forem os mesmos, é porque existe um vazamento de água.


Como descobrir vazamento de água em residência
Avalie esta matéria!