Como cortar a cebola e não chorar

Cortar cebola muitas vezes parece um tormento por causa da choradeira, e é por isso que os truques caseiros são tão procurados

Escrito por -

Por mais que não seja um grande problema, cortar cebolas pode ser algo bem desagradável. Aquela ardência chata e o choro involuntário não são coisas agradáveis, mas felizmente existem truques caseiros para cortar cebola sem chorar!

Primeiramente, você sabe por que as cebolas te fazem chorar? A explicação científica é que parte das células da cebola são ricas em sulfuretos e outras em enzimas e ao cortarmos o vegetal essas substâncias se misturam. Essa mistura gera um gás de ácido sulfênico, que irrita os olhos e causa o choro.

No português claro, cortar cebola faz com que diferentes substâncias se misturem e se transformem um gás que faz seus olhos arderem e lacrimejarem.

Mas já reparou que aqueles famosos chefs de reality shows ou de programas televisivos nunca vertem uma sequer lágrima ao lidar com a cebola? Isso é porque existem diversas técnicas que evitam esse problema. Te ensinaremos alguns agora!

Veja também: Como limpar colchão com cheiro de mofo

Como cortar a cebola e não chorar

como cortar a cebola
Se estiver com uma faca afiada, tome cuidado para não se machucar (Foto: Blog Angeloni)

Enquanto você prepara outras partes da receita, deixe as cebolas que você usará de molho em água na temperatura ambiente por alguns minutos e pronto! Além de evitar o choro sem motivos, essa técnica também reduz a acidez excessiva do vegetal.

Caso procure algo mais rápido, você também pode apenas partir a cebola debaixo de água corrente. Coloque a cebola em cima de uma tábua, pode ser dentro da pia com a água corrente ainda caindo. Caso queira cortar em cubos, coloque uma das partes no centro virada pra baixo e fatie sem atravessar inteiramente. Depois, é só cortar de cima para baixo criando uma cruz.

Leia mais: Como secar roupa rápido em dia de chuva

Como picar cebola sem chorar

Se você usar uma faca bem afiada, a cebola será fatiada e não esmagada, o que diminuirá a quantidade de gás gerado.

Você também pode deixar a cebola no freezer entre 10 a 15 minutos antes de cortar, reduzindo a quantidade do gás sem afetar no sabor. Isso pode ser feito na geladeira também, porém deixe-as longe de maçãs e batatas para que o gosto não transfira e evite deixar mais de 20 minutos.

Dicas para cortar cebola e não chorar


Você também pode cortar a cebola perto de uma nuvem de vapor, como uma chaleira ou panela de água fervente. O vapor atrairá o gás da cebola e dissipará o mesmo.

Outras técnicas de cortar a cebola sem chorar não são completamente efetivas, mas podem servir para diminuir a situação. Assoviar durante o ato cria um fluxo de ar para fora do seu rosto, o que pode evitar que o gás chegue aos seus olhos.


Como cortar a cebola e não chorar
Avalie esta matéria!