Como afiar a faca da cozinha – Dicas

Vejamos então algumas dicas sobre como recuperar o fio da faca de corte da cozinha, sem ter que pagar para amolar ou comprar uma nova

Escrito por -

Vamos verificar abaixo algumas informações sobre como afiar a faca da cozinha – dicas e truques básicos para quem precisa deixar este utensílio doméstico apto para o uso diário.

As facas de corte, como qualquer outro utensílio, necessitam de manutenção constante. O mais bacana, é que podemos fazer em casa com o que temos em caso de emergências, ou depois de adquirir os itens certos, garantindo o bom uso.

Quando se pega uma faca que não tenha serra, é possível perceber um fio reto na mesma, dos dois lados, o que proporciona o corte correto. É esse fio que se perde quando a faca fica cega, e o mesmo sai por mau uso, falta de manutenção, entre outras situações.

O que usar para afiar as facas?

O que usar para afiar a faca? Em termos profissionais, podemos utilizar dois itens básicos:

  • Chaira: é como um espeto feito de aço. Usa-se a mesma quando o corte da faca começa a falhar;
  • Pedra de amolar: ou pedra de afiar, é uma pedra feita de materiais abrasivos. A mesma deve ser utilizada quando a faca ficou totalmente cega e perdeu o corte;

Estes são itens fáceis de serem encontrados e utilizados, onde é preciso tomar cuidado apenas com o manuseio da faca nesses instrumentos.

Como afiar a faca da cozinha – Dicas

Vejamos então como afiar a faca da cozinha – dicas e correta utilização dos instrumentos acima citados, uma vez que, se passarmos a faca na chaira ou pedra incorretamente, a faca vai ficar mais cega e impossível de se recuperar o corte.

  • Chaira: apoie a mesma numa superfície que não escorrega, e passe a faca de cima para baixo, puxando a mesma para o seu corpo neste movimento. Ou então segure a chaira e passe a faca da mesma forma, de cima para baixo, mas trazendo toda a extensão da faca para perto de si. Esse movimento de trazer a faca para perto pega toda a extensão do fio. Faça sem colocar força e dos dois lados da faca, como na imagem abaixo;
afiar a faca
Siga o passo a passo acima para fiar a faca da cozinha sem muitas dificuldades.

Leia também:
Como tirar cheiro de peixe frito da cozinha
Como cortar a cebola e não chorar

  • Pedra: primeiro coloque a pedra na água e deixe por alguns minutos. Apoie a pedra numa superfície, com o lado mais áspero para cima. Pegue a faca e coloque sobre a pedra com uma inclinação de 20º. Passe a faca de um lado ao outro várias vezes, fazendo isso nos dois lados da mesma. Depois vire a pedra e passe no lado fino para dar polimento. Observe na imagem abaixo:

 

afiar faca na pedra
Foto: BambooBox

Truques para afiar facas

Está sem condições de comprar uma chaira ou pedra? Seguem alguns truques para afiar facas utilizando o que temos em casa.

Pegue uma caneca de porcelana, vire-a de boca para baixo e use a sua base para passar o fio da faca e dar uma amolada. Quebra um galho até que consiga os itens próprios. Utilize qualquer item de porcelana, que o resultado será o mesmo.

Agora é só tentar, lembrando de seguir a direção do fio e de não colocar força para não estragar a faca.


Como afiar a faca da cozinha – Dicas
Avalie esta matéria!