Como abrir garrafa de vinho com faca

Nessa matéria você encontra formas diferentes, mas que são ótimas opções para abrir garrafas de vinho quando não tem um saca rolhas a mão, confira e escolha a melhor para você

Escrito por -

Confira algumas formas alternativas para abrir garrafa de vinho usando uma faca, são ótimas ideias se você estiver sem um saca-rolhas

Nem sempre temos um saca-rolhas à mão para abrirmos aquela garrafa de vinho guardada para um momento especial, por isso, às vezes é necessário conhecer outras maneiras de abrir uma garrafa, para isso, uma ótima opção são as facas, um utensílio super útil que encontramos em qualquer cozinha e pose ser usado para abrir garrafas, mas é importante tomar cuidado para não se machucar quando for usar.

Confira outras dicas infalíveis no site: Truques Caseiros

Veja abaixo algumas técnicas para abrir garrafas de vinho:

Como abrir uma garrafa de vinho utilizando faca
Não deixe de conferir as dicas para abrir garrafas sem um saca rolhas (Foto: wikiHow)

Como abrir uma garrafa de vinho utilizando faca

De preferência, utilize uma faca lisa e com ponta, pois será mais fácil enfiar o utensílio na rolha. Também é possível fazer o procedimento com uma faca de serra, mas você deverá investir mais força.

  1. Antes de começar: tome muito cuidado! Quando você estiver fazendo pressão para inserir a faca na cortiça, o objeto pode escapar de suas mãos, causando graves ferimentos em você ou em pessoas próximas à você;
  2. Com uma mão, segure firmemente a garrafa;
  3. Com a outra mão, comece a enfiar a ponta da faca na rolha, empregue força, mas com cuidado para não deixar o objeto escapar de seu controle;
  4. Insira a faca até o final da cortiça;
  5. Faça movimentos girando a faca de um lado para o outro, enquanto faz pressão para cima. Pronto, sua garrafa estará destampada! Este procedimento pode fazer a rolha se despedaçar, mas com certeza você poderá saborear o vinho.

Outras formas de abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolhas

 Expulsando a rolha com um sapato

É uma forma muito conhecida e existem vários vídeos na Internet, porém, é muito perigosa porque as chances da garrafa quebrar em suas mãos são grandes.

  1. Coloque a garrafa dentro de um sapato;
  2. Segure o gargalo da garrafa com uma mão e com a outra, segure a base e o sapato;
  3. Bata a sola do sapato na parede de forma contínua e ritmada;
  4. Com a pressão, a rolha começa a sair, então quando ela estiver já pra fora, você pode retirá-la com as mãos ou com um alicate.
Como abrir garrafa de vinho com faca
Foto: Bobby Shaftoe’s Gone to Sea

Saiba: Como tirar mofo de roupa colorida e branca

Afundar a rolha no vinho

Você pode empurrar a rolha para dentro da garrafa, isso não causa nenhum prejuízo ao líquido. O único problema é que podem ficar pedaços de cortiça na bebida, entretanto, você pode peneira-la antes de beber.

  1. Com uma faca de ponta ou algum outro objeto, fure a rolha. Isso ajudará a aliviar a pressão, tornando o procedimento mais fácil;
  2. Com um objeto cilíndrico – pode ser uma caneta – faça pressão em cima da rolha, empurrando-a para baixo. Faça isso de forma lenta, pois o quando a rolha cair, pode espirrar vinho em você!

São formas não convencionais de abrir garrafa de vinho com faca, ou com outros utensílios, mas pode apostar que serão úteis quando você não tiver um saca rolhas por perto. Pelo menos, sem vinho você não fica!


Como abrir garrafa de vinho com faca
Avalie esta matéria!